O Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês (CPC) e o Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos (CIELA), da FAH / UM, organizaram conjuntamente o seminário “Métodos de Documentação Linguística”. Este seminário, composto por 4 sessões (2h5 cada), realizadas entre 27 de agosto e 3 de setembro, foi ministrado pelo Prof. Hugo Cardoso (Universidade de Lisboa), e abrangeu as principais teorias e práticas relevantes neste campo. O CPC e o CIELA ofereceram o seminário como um curso aberto a todos os alunos de pós-graduação e académicos interessados.

O curso contou com um total de 45 participantes: 39 alunos de pós-graduação e 6 docentes, maioritariamente dos três departamentos principais de línguas da FAH / UM (Português, Chinês, Inglês), bem como da Faculdade de Ciências Sociais (Sociologia) e da Faculdade de Educação. O seminário também atraiu alguns estudantes de pós-graduação e académicos do IPM e USJ, bem como um doutorando da Universidade Batista de Hong Kong e uma mestranda da Universidade Normal de Xangai.

Este seminário mostrou-se útil para o grupo de estudantes que trabalha especificamente na documentação de línguas ameaçadas e menos conhecidas, bem como aqueles que realizam pesquisas em Aquisição de Segunda Língua, Antropologia e Educação, buscando conhecimentos sobre teorias e métodos de gravação de áudio e vídeo, coleta e arquivo de dados linguísticos. No encerramento do seminário, todos os participantes expressaram grande interesse em poder participar de seminários subsequentes deste tipo para aprofundarem os seus conhecimentos e habilidades neste campo e a vontade de manter o contacto para trocas de ideias e sugestões.