No dia 21 de Outubro de 2022, o Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) da Universidade de Macau (UM) realizou, na Fundação Rui Cunha, o lançamento do livro “CONFÚCIO, O FUNDADOR DA TRADIÇÃO” escrito por Giorgio Sinedino, sinólogo e tradutor brasileiro. O evento foi co-organizado pela Fundação Rui Cunha. No evento, estiveram presentes o Professor João Veloso, director do Departamento de Português da Universidade de Macau, o Professor Yao Jing Ming, director do CPC e o Dr. Rui Cunha, Presidente e fundador da Fundação Rui Cunha.

O Professor Yao Jing Ming, moderador do evento, fez uma breve introdução sobre o livro “CONFÚCIO, O FUNDADOR DA TRADIÇÃO” e moderou a sessão. Em nome do Departamento de Português da UM, o Professor João Veloso enalteceu o trabalho do autor Giorgio Sinedino, considerando que o mesmo veio preencher uma lacuna no mundo da língua portuguesa na área da cultura tradicional chinesa. O director do Departamento de Português agradeceu ao Centro bilingue a iniciativa de publicar e promover a obra e, também, a habitual simpatia, disponibilidade e colaboração da Fundação Rui Cunha.

Por ocasião do evento, Giorgio Sinedino apresentou os “Três papéis de Confúcio na cultura chinesa”, como Modelo do “Letrado-burocrata”, de Antonomásia das instituições e Fonte de autoridade ideológica. O livro e o tema apresentados suscitaram grande interesse na plateia que colocou várias questões.

O lançamento deste livro visa divulgar as tradições e cultura chinesas pela palavra escrita no mundo lusófono e serve de referência para os leitores de língua materna chinesa, ajudando a melhor compreender a cultura tradicional de uma perspectiva diferente.

Desde a sua criação em 2017, o CPC tem trabalhado para desenvolver a cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições na China Continental e nos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações na formação de professores, com foco na formação de talentos bilingues, desenvolvendo investigação nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesa e chinesa.