Dois centros da Universidade de Macau (UM), nomeadamente o Centro de História e Cultura da China (CCHC), e o Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC), editaram e publicaram em conjunto Histórias aos Quadradinhos inspiradas na Cultura Chinesa, uma série de livros de banda desenhada sobre mitos, lendas e história da China, em chinês, inglês e português, incentivando o conhecimento e compreensão da cultura chinesa entre os jovens de Macau e dos países de língua portuguesa. O CPC, para divulgar esta iniciativa, organizou atividades direcionadas aos estudantes, com um espetáculo de comédia improvisado, na Escola Oficial Zheng Guanying, proporcionando, assim, o acesso à cultura tradicional chinesa a mais alunos, permitindo-lhes conhecer mais sobre mitos e lendas.

Em 2018, o CCHC publicou dois livros de banda desenhada em português, incluindo Chang’e Voa para a Lua e Nüwa Concerta o Céu. Em 2021, o CCHC e o CPC editaram e publicaram, em colaboração, Histórias aos Quadradinhos inspiradas na Cultura Chinesa, incluindo três livros: Chang’e Voa para a Lua, Nüwa Concerta o Céu e Jingwei Enche o Mar, permitindo que jovens de Macau e de países de língua portuguesa conheçam a diversão, sabedoria e cultura dos mitos chineses antigos e aprendam a história e cultura chinesa, bem como possibilitando a aprendizagem do português pelos estudantes de Macau na forma simples de histórias em banda desenhada.

Na sua visita à escola official Zheng Guanying, o CPC, além de divulgar os livros de banda desenhada, procurou incentivar o gosto pela leitura, pela teatralização dos contos. Organizou ainda um concurso de tradução chinês-português, baseado em lendas e mitos. A diretora da Escola Oficial Zheng Guanying, Chan Ka Man, destacou que este tipo de atividade se encaixa na tarefa de leitura atualmente organizada pela escola para os estudantes do 3º ano. Permite que os estudantes fiquem a saber mais sobre os mitos e as histórias antigas, ao mesmo tempo que cultiva bons hábitos de leitura e o gosto pela mesma.

Os dois Centros pertencem à“Base de Macau para o Ensino Primário e Secundário em Humanidades e Ciências Sociais”, que visa promover o desenvolvimento do ensino das ciências humanas e sociais em Macau e formar jovens talentos através de uma série de programas de ensino e formação, em colaboração com instituições de ensino e escolas primárias e secundárias de Macau.

O CCHC tem como objetivo reforçar o estudo da história e cultura chinesas, e construir um mecanismo avançado para o seu intercâmbio, que permita a divulgação destas na comunidade de Macau e internacionalmente, especialmente entre jovens. Visa, também, aprofundar o a divulgação e influência da história e cultura chinesa nos países e regiões de língua portuguesa, de forma a aumentar conhecimento e compreensão das mesmas.

Desde a sua criação em 2017, o CPC tem trabalhado para desenvolver a cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições na China Continental e nos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações na formação de professores, com foco na formação de talentos bilingues, desenvolvendo investigação nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesa e chinesa.