O Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português, do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau teve o prazer de receber o Professor Dai Bo, jovem compositor chinês, pianista e cravista, no dia 23 de fevereiro, para uma palestra online sobre “Viagem pela Música Clássica Portuguesa”. O objetivo foi despertar o interesse e senso crítico sobre a história, a arte e a cultura portuguesas.

O seminário, que atraiu cerca de 140 professores, alunos de graduação e de pós-graduação. Teve início com umas breves palavras, de agradecimento, da Professora Jin Xinyi. O Professor Dai Bo começou pelo canto gregoriano, um género de música sacra da época Medieval, e abordou alguns períodos históricos da música clássica em Portugal por ordem cronológica, referindo os principais compositores portugueses: músicos portugueses da Escola Eborense nos séculos XVI e XVII, como Estêvão de Brito, Manuel Cardoso, Duarte Lôbo, Filipe de Magalhães e João IV; músicos do século XVIII, como José António Carlos de Seixas, João de Sousa Carvalho, Francisco António de Almeida, G.Domenico Scarlatti, G.B.Pergolesi e Pedro António Avondano; músicos do século XIX, como José Vianna da Motta, Oscar da Silva e Luís Freitas Branco. Permitiu, também, que os seus ouvintes pudessem apreciar algumas peças musicais de diferentes períodos históricos e de diversos músicos.

O ilustre convidado explorou, ainda, as razões que levaram ao desenvolvimento tardio da música clássica portuguesa nos séculos XVIII e XIX, de acordo com a história, ambiente, geografia e religião. Além disso, o Professor Dai Bo apresentou alguns poemas acompanhados por instrumentos musicais: Ao Longe os Barcos de Flores de Camilo Pessanha, Só as Tuas Mãos Trazem os Frutos de Eugénio de Andrade e Cavalo de Sombra, Cavaleiro Monge de Fernando Pessoa.

Já no final, o Professor Dai Bo respondeu a algumas dúvidas sobre a música clássica portuguesa, incluindo porque a audiência habitual de música clássica nunca foi muito grande em Portugal e como é a preocupação social da música.