Com o objectivo de continuar a promover e a divulgar a língua e a cultura portuguesas, o Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português, do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, realizou uma série de workshops: Dança folclórica portuguesa e construção e teatro de robertos.

No workshop de dança folclórica portuguesa, a formadora, Mira Dias, deu a conhecer um pouco da história do folclore português, a representatividade de cada traje, usos e costumes de diferentes regiões de Portugal. Nas sessões seguintes, os participantes aprenderam os passos básicos da dança, desenvolveram e aprenderam 3 coreografias distintas. O workshop de criação e de teatro de robertos foi co-organizado pelo Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português e pelo Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos. A formadora, Dr.ª Elisa Vilaça, apresentou diferentes tipos de robertos, explicando de forma clara e divertida a história desta arte.

Os estudantes que participaram nestas actividades promovidas pelo Centro, após um período de formação e aprendizagem, tiveram a oportunidade e gosto de apresentar, com bastante sucesso entre os seus pares e docentes, nas celebrações do dia da língua Portuguesa, as danças folclóricas que aprenderam, envergando trajes tradicionais, gentilmente cedidos pela formadora, e apresentar uma pequena peça de teatro de robertos, construídos por eles próprios ao longo da formação. Foi com agrado, também, que na sua missão de promoção da língua e cultura Chinesa e Portuguesa, o Centro bilingue recebeu um bom número de interessados, sendo que alguns deles pertenciam a outras faculdades ou departamentos, mostrando que o interesse pelas línguas e culturas não se restringe, nem pode restringir, apenas àqueles que já têm conhecimentos de uma determinada língua.