Dois centros da Universidade de Macau (UM), nomeadamente o Centro de História e Cultura da China (CCHC), e o Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC), editaram e publicaram, em conjunto, uma série de livros trilingues, chinês, inglês e português, sobre mitos, lendas e histórias da China. Histórias inspiradas na Cultura Chinesa, com vista à promoção e compreensão da mesma entre os jovens de Macau e dos países de língua portuguesa. Para dar a conhecer estes contos e respectivos livros, o CPC levou a cabo a apresentação e encenação de uma das histórias a mais de 200 crianças do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, nos dias 24 e 29 de Novembro de 2021. Já antes, o CPC tinha realizado uma actividade idêntica na Escola Oficial Zheng Guanying.

Para abrir a sessão, a Professora Ana Nunes, vice-directora do CPC, e a Drª. Marisa Peixoto, directora do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, trocaram algumas palavras de agradecimento, aproveitando, o CPC, para oferecer à biblioteca do Jardim de Infância, três livros: Chang’e Voa para a Lua, Nüwa Concerta o Céu e Jingwei Enche o Mar. A Professora Ana Nunes aproveitou para expressar o seu desejo de que, com estes livros e actividades, se possa promover não só a cultura tradicional chinesa, mas, também, a curiosidade e gosto pela leitura e língua portuguesa.

Toda a actividade foi conduzida em língua portuguesa, e os alunos da Universidade de Macau tiveram a oportunidade de contar e encenar a história Chang’e Voa para a Lua, fazendo alusão à origem do Festival da Lua. Houve ainda momentos lúdicos de aprendizagem e diversão em que todas as crianças participaram com a alegria que as define. A Drª. Marisa Peixoto salientou que a escola tem um ambiente multilingue (Português, Chinês e Inglês) e que este tipo de evento é muito importante para que todas as crianças possam ter contacto com as três línguas.

Desde a sua criação em 2017, o CPC tem trabalhado no desenvolvimento da cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições da China Continental e dos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações para a formação de professores, desenvolvendo trabalhos nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesas e chinesa.

A Professora Ana Nunes, vice-directora do CPC, oferece três livros de contos à Drª. Marisa Peixoto, directora do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes.
A Professora Ana Nunes conversa com as crianças.
As luas feitas pelos alunos
Encenação da história Chang’e Voa para a Lua, pelos alunos da Universidade de Macau.