O Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) organizou um “Concurso de Curtas-Metragens para Estudantes das Instituições do Ensino Superior de Macau” com o objetivo de aumentar o interesse dos estudantes das instituições do ensino superior de Macau pela língua portuguesa e o conhecimento sobre a produção de média.

O Concurso, cujo tema foi “paixão”, teve início no 1º semestre do ano 2021 / 2022, terminando a 19/11/2021. O júri do Concurso composto pelo Dr. Miguel de Senna Fernandes, advogado macaense, dramaturgo e diretor de teatro, Ricardo de Almeida, realizador e produtor português e pela Profa. Dra. Agnes Lam, Directora do Centro de Estudos de Macau e Professora Associada do Departamento de Comunicação da FSS da UM, selecionou cinco dos trabalhos apresentados. O 1º prémio foi entregue a Lang Sida (estudante de doutoramento da UM), o 2º Prémio ao grupo formado por Leong Hou Wang e Kuan Weng Kei (estudantes de licenciatura da UM) e o 3º a Zhang Xinwen (estudante de licenciatura da UM), para além de quatro alunos distinguidos com menções honrosas, entre eles, Zhu Chenglin (estudante de pós-graduação da UM) e, Wu Nan, Zhou Qiannan e Wong Si Lon (também da pós-graduação da UM).

Usando todo o seu potencial criativo e imaginação, os participantes expressaram a “paixão” através de uma curta-metragem. De acordo com Lang Sida, “existem múltiplas maneiras de decifrar a palavra Paixão”. A sua obra “Paixão” apresenta paixões distintas e está aberta a múltiplas leituras. Leong Hou Wang e Kuan Weng Kei definiram a paixão através de uma história de um casal. “Pensamos que a paixão é uma emoção muito intensa, mas é temporária, que desaparecerá gradualmente.” Zhang Xinwen afirmou, por sua vez, que tinha um amor pela curiosidade, uma paixão pelo desconhecido.

A entrega de prémios aos vencedores foi garantida pelo CPC, correspondendo o 1º prémio a um vale de oferta de MOP 8,000, o 2º Prémio a um vale de oferta no valor de MOP 5,000, o 3º Prémio um vale de oferta no valor de MOP 2,500 e as menções honrosas, cada uma com o valor de MOP 1,000.

Desde a sua fundação em 2017, o CPC tem-se empenhado no desenvolvimento da cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições da China Continental e dos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações para a formação de professores, aprofundando trabalhos nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesas e chinesa.

Primeira classificada: Lang Sida

Merecedor do 2º prémio: Leong Hou Wang e Kuan Weng Kei