O Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) realizou, no dia 30 de Novembro de 2021, o 19.º Concurso de Eloquência de Língua Portuguesa. Aproveitando o espírito do concurso e o gosto pela língua portuguesa foram também entregues, pelo Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) do Departamento de Português da FAH, os prémios e menções honrosas relativos ao Plano de Leitura.

O “Plano de Leitura” teve início no 2º semestre do ano 2017 / 2018. Partindo de uma lista de obras e autores selecionada previamente pelos docentes são, cada ano, escolhidos dois ou três textos para leitura dos alunos da licenciatura em Estudos Portugueses e dos cursos de Mestrado do Departamento de Português. Os participantes devem escolher um desses textos literários e escrever uma recensão crítica.

Esta atividade procura promover hábitos de leitura, dando também a conhecer autores de língua portuguesa, as suas obras e diferentes realidades culturais.

O CPC apoia esta atividade desde o seu início, garantindo a entrega de prémios (Vales de compras na Livraria Portuguesa de Macau) aos alunos que mais se destacam.

Aluna vencedora do prémio do 1º ano de licenciaturaMenção honrosa do 1º anoVencedora do prémio do 2º ano da licenciaturaMenção honrosa do 2º ano
Vencedora do prémio do 3º anoEntrega das menções honrosas do 3º anoAluna de mestrado vencedora do prémioMenções honrosas ao nível do mestrado