O Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português, do Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau, teve o prazer de receber, no dia 17 de Novembro de 2021, três músicos da Casa de Portugal em Macau. Tomás Ramos de Deus, Miguel Andrade e Paulo Pereira trouxeram até nós uma apresentação, com vista a dar a conhecer a história do Fado destacando aspectos relevantes do seu contexto de desenvolvimento e da sua influência enquanto símbolo emblemático da cultura portuguesa. A actuação musical, que decorreu no edifício Cultural (E34) da Universidade de Macau, contou com um breve discurso de abertura proferido pelo Professor Yao Jingming, director do Centro Bilingue, e atraiu professores, alunos da licenciatura e de mestrado do Departamento de Português. O momento proporcionou, a todos os presentes, a possibilidade de ouvir Fado ao vivo e o contacto mais próximo com a guitarra portuguesa.

De seguida, os alunos foram convidados a escrever quadras que, mais tarde, acabaram por ser interpretadas pelos músicos. Foi uma interessante forma de ajudar os alunos a adquirirem algumas noções básicas do que é o Fado e a distinguir diferentes sonoridades. No final da actuação, os músicos cantaram uma canção chinesa intitulada Conto de fadas, do cantor Guang Liang. Os participantes ficaram agradavelmente surpreendidos. No final, os músicos ofereceram aos professores e aos alunos dois dos seus CDs, encerrando este evento que teve extraordinário sucesso.

Desde a sua criação em 2017, o CPC tem trabalhado no desenvolvimento da cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições da China Continental e dos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações para a formação de professores, desenvolvendo trabalhos nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesas e chinesa.

Músicos, professores e alunos
Apresentação de alguns dos fados mais conhecidos
Os músicos ajudam os alunos a escrever breves quadras