Orador: Prof.ª Ana Cristina Alves
Data: 01/04/2019 - 04/04/2019
Horário: 19:00 - 21:30
Local: Veja a cartaz para detalhes

O Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português, do Departamento de Português da Universidade de Macau, em colaboração com a Fundação Rui Cunha, tem o prazer de receber, entre os dias 1 e 4 de abril de 2019, a professora e investigadora Ana Cristina Alves.

A investigadora vai conduzir uma oficina de cultura comparativa, intitulada Diálogos Interculturais: Caracteres Chineses e Noções Ocidentais, estruturada em 4 sessões. As sessões de 1/4, 3/4 e 4/4 decorrerão, das 19h00 e às 21h30, na sala E21-1046 da Universidade de Macau e a sessão de 2/4 na Fundação Rui Cunha das 18h30 às 21h00. O objetivo destes encontros é fazer com que os participantes dialoguem e recriem, num texto final, as perceções do “Mesmo” e do “Outro” em contacto com os caracteres chineses e as noções ocidentais, desconstruindo preconceitos sobre o que possam ser os grandes temas das filosofia oriental chinesa e da filosofia ocidental. Os encontros serão conduzidos em Português, à exceção do último, que será em Inglês.

Ana Cristina Alves é doutorada em Filosofia da História, Cultura e Religião. Tem vários trabalhos publicados em diversas áreas, entre os quais se destacam: A Sabedoria Chinesa (2005) em Filosofia, em coautoria com Celina Veiga de Oliveira, Oito Cartas de Macau (1998) em literatura infantil; em coautoria com Wang Suoying, Contos da Terra do Dragão (2000) e Mitos e Lendas da Terra do Dragão (2009) em cultura e tradução; Culturas em Diálogo: A Tradução Chinês-Português (2016) em estudos de tradução; e dicionário de Chinês-Português/ Português-Chinês (2010) em linguística.

Audiência-alvo: All are welcome
Língua: Português e Inglês