Data: 17/04/2023 - 17/04/2023
Horário: Todos os dias

Objectivos: Este concurso procura incentivar os estudantes da Universidade de Macau a lerem mais livros portugueses e chineses, o que ajuda a aumentar o interesse pela leitura e a melhorar as suas habilidades bilingues de escrita, além de premiar os alunos que se destacam na produção textual e de promover a valorização da cultura e da literatura portuguesa.

Entidade: Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português, Departamento de Português, FAH, Universidade de Macau

Condições para inscrição:

1. Participantes: Estudantes de graduação ou de pós-graduação da Universidade de Macau.
  2. Requisitos dos trabalhos:
    • Os estudantes de graduação e pós-graduação irão ler e escrever as resenhas em português ou chinês sobre os livros designados. Os estudantes de graduação escreverão as resenhas em chinês (1.500 – 2.000 palavras) e os estudantes de pós-graduação escreverão as resenhas em português (2.000 – 2.500 palavras).
    • Cada participante está limitado a submeter um texto e deve indicar a fonte e o número da página caso haja citação.
    • Lista de livros:
      • Livro designado para os estudantes de graduação
        • Título: Palavras nómadas
        • Autora: Dora Gago
        • Páginas: 218
    • Livro designado para os estudantes de pós-graduação
        • Título: Um Muro no Meio do Caminho (em tradução chinesa: 孤島高墻)
        • Autora: Julieta Monginho / Tradutor: Lu Chunhui
        • Páginas: 245 (PT) / 362 (CH)

*Atenção: Após a inscrição do concurso, os participantes vão receber os livros designados enviados pela Entidade do Concurso por e-mail.

Inscrição e submissão dos trabalhos: Os participantes devem preencher o formulário de inscrição, acessível em https://forms.gle/HawxT9gta8NjaMsZA. As resenhas devem ser carregadas no outro formulário.

Período de inscrição e envio de trabalhos: até ao dia 17 de abril de 2023

Selecção dos premiados: O júri será constituído por escritores e estudiosos renomeados, todos eles convidados pela entidade promotora do concurso. O júri irá selecionar um total de dez melhores resenhas dos estudantes tanto de graduação quanto de pós-graduação.

Para aceder ao reugulamento do concurso, clique aqui. Todas as informações atualizadas sobre o concurso serão publicadas nesta página.

Audiência-alvo: Estudantes de graduação ou de pós-graduação da Universidade de Macau
Inquéritos: Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português