Authors: Maria José Grosso and Zhang Jing

Introduction

A Promoção do Português em Macau e no Interior da China tem como objetivo divulgar informação referente ao ensino e à aprendizagem do português em Macau e no Interior da China.

Apresenta-se como uma miscelânea de textos que nos dá uma visão caleidoscópica da temática proposta.

A maior parte dos textos são parcialmente referentes a dados recolhidos por inquéritos (1577) aplicados junto de quinze instituições universitárias ou de ensino de português em Macau e no interior da China, para o projeto Referencial de Português para falantes de Língua Materna Chinesa financiado pela Universidade de Macau (MYRG2014-00045-FAH).

Alguns desses dados foram facilitados aos professores e agentes de ensino das instituições que tinham participado na aplicação dos inquéritos.

A interpretação desses dados constitui o pano de fundo sobre o qual são escritos os textos que aqui apresentamos, os quais discutirão e abordarão informações relevantes para a compreensão do português nesta região da Ásia.

O Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) tem incentivado a divulgação do ensino de português em Macau, especialmente a nível do ensino superior.

A presente publicação contou com o apoio financeiro do mesmo Gabinete, ao qual dirigimos os nossos agradecimentos.

Maria José Grosso & Zhang Jing