Speaker: Prof. Carlos Figueiredo, Prof. Roberval Silva, Sr. Zhao Zeyang (Rafael), Sr. Lucas Calixto
Date: 28/11/2018
Time: All-day
Venue: E21 - G035
Description:

‘’Projeto Libolo’’, coordenado pelo Dr. Carlos Filipe Guimarães Figueiredo (FAH – Departamento de Português), é parcialmente financiado pela Universidade de Macau e centra as suas pesquisas no Município do Libolo, Angola, observando as conexões que esta região angolana estabelece, via transporte de escravizados libolenses entre os séculos XVI e XIX, com diferentes pontos do Globo. Os pesquisadores do Projeto intervêm nas áreas da Linguística, História, Antropologia, Filologia e Ensino/Ações Pedagógicas.

A República de Angola é, presentemente, o mais importante parceiro económico africano da República Popular da China, constituindo-se também como o principal mercado de trabalho da Lusofonia para os tradutores/intérpretes que operam com as línguas chinesa e portuguesa. A República Popular da China reconheceu, recentemente, que a cimentação das relações económicas entre os dois países só será possível com o suporte de uma ativa cooperação nos domínios sócio-cultural e linguístico. Nesse sentido, a Equipa de Ensino/Ações Pedagógicas do “Projeto Libolo”, coordenada pelo Prof. Roberval Teixeira e Silva (FAH – Departamento de Português), estabeleceu um programa de interação linguístico-cultural entre os dois países, levando dois alunos da Universidade de Macau ao Município do Libolo em julho de 2018, a fim de estes terem contacto com a realidade linguística e sócio-cultural de Angola e colaborarem nas atividades de pesquisa de campo desenvolvidas pelos pesquisadores do Projeto, sobretudo em diversas escolas da região. Paralelamente, os alunos integrados na Equipa de Ensino/Ações Pedagógicas do Projeto desenvolveram uma série de atividades junto dos alunos do Libolo com vista a cativar a sua atenção para particularidades da cultura chinesa. As ações inserem-se numa política que visa permitir o estreitamento de laços de amizade entre os povos dos dois países.

A fim de os docentes e alunos do Departamento de Português poderem saber mais acerca das atividades de interação desenvolvidas pelo “Projeto Libolo’’ em Angola, envolvendo professores pesquisadores e alunos da Universidade de Macau,  convidamos todos a assistirem à apresentação “Uma Faixa Uma Rota: Interação Linguístico-cultural  China/Angola (Projeto Libolo)”, pelos Profs. Carlos Figueiredo e Roberval Silva, juntamente com os alunos Rafael Zhao (Departamento de Português) e Lucas Pereira (Departamento de Comunicação), na qual estes trocarão também impressões acecar da sua experiência no Libolo.

A seguir à apresentação, proceder-se-á à entrega dos prémios do Plano de Leitura deste primeiro semestre aos alunos vencedores.

Audience: All are welcome
Language: Portuguese, Chinese